PREFÁCIO....

Seja bem vinda, Guerreira, Mulher, Mãe...o "Sal da Terra"!


Este ESPAÇO é só seu, nosso... desabafos, denúncias, dúvidas, alegrias, novidades!


O Projeto-piloto não sobra espaço para os ditos "machos"... os hormônios nos separam anos luz... Pura idiotice, não?(rs) Desculpe-me pela falta de jeito.... Este espaço É NOSSO! É de todos os que se interessam por este universo amplo e complexo: MULHERICE, mesmo! Então, retiro a menção "aos hormônios + falta de espaço", deixando o meu carinho para todos os homens cujas almas volvem seus olhares para o "nosso olhar". Obrigada! Sejam muito bem vindos!



NÃO PROVOQUE! A COR É ROSA-CHOQUE!


APROVEITE! Acorda, Mulher! O mundo nos espera e é nosso!!

PS: Seria pedir muito que ao visitar o BLOG, fizesse menção à sua presença nele? (rs) Eu ficaria imensamente feliz em saber de sua visita. Beijos de luz!



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

VINHO TINTO

Vinho Tinto


Caracterizado por sua cor sangüínea, o vinho tinto é produzido aVinho Tintopartir da fermentação do suco, ou mosto, extraído de uvas pretas ou tintas. Para a sua produção, é necessário que ocorra a maceração das cascas das uvas pretas no mosto, com o objetivo de conferir-lhe a cor e o sabor característicos. A maceração das cascas nada mais é do que deixá-las descansando no mosto. O tempo de maceração e o tipo de uva utilizado é que irão conferir o tom de coloração e a intensidade do sabor do vinho tinto.


Método de produção


Depois de colhidas e selecionadas, as uvas tintas passam por um processo de prensagem, realizado normalmente por meio do uso de rolos cilíndricos. Nesse processo, produz-se uma pressão controlada, que permite o rompimento da casca dos frutos, formando o mosto.


A seguir, o mosto passa por uma desengaçadeira, na qual são retirados os engaços: os pedúnculos e as ramificações do cacho de uvas: para impedir um aumento indesejável do nível de tanino. O mosto é, então, bombeado para os tanques de fermentação, que podem ser feitos de aço inoxidável, madeira ou cimento.


Nos tanques, é feita inicialmente a sulfitagem: o acréscimo de anidrido sulfuroso (SO2), que impede a oxidação do vinho. Inicia-se, então, o processo de fermentação alcoólica, com a ação das leveduras sobre os açúcares do mosto, transformando-os em álcool etílico e gás carbônico. A presença do gás carbônico mantém as partes sólidas do mosto na superfície.


Paralelamente ocorre a maceração, que consiste na permanência das cascas das uvas em contato com o líquido para dar cor, aroma e sabor. Ao final desses processos, o vinho é separado da parte sólida. As partes sólidas passam por uma prensa,Vinho Tintoproduzindo um vinho de qualidade inferior, apelidado de “vinho de prensa”.


O vinho de qualidade superior vai para uma cuba de decantação, onde passa por uma segunda etapa de fermentação. Após essa etapa, os chamados vinhos ligeiros, de consumo rápido, seguem para a filtragem e o engarrafamento; os vinhos ricos em tanino, chamados “vinhos de guarda”, vão para tonéis de carvalho, para amadurecimento e envelhecimento.


Devido à sua porosidade, o carvalho dos barris permite a oxigenação do vinho. O envelhecimento em barris de carvalho proporciona uma mudança no tanino do vinho, conferindo-lhe um sabor “redondo”. O carvalho proporciona ainda um aroma de baunilha ao vinho.


FONTE: MUNDO VINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cidadania foi o primeiro nome que me veio à mente num momento de rápida decisão. Porém, não foge às raízes da Educação que liberta, que procuro focar. Á princípio, o espaço "aconteceu" por curiosidade em DOMINAR a máquina/NET; pois nos cursos "alfabetizadores/iniciais",na verdade, você é apresentado ao PC/NOTEBOOK... O mais importante, colegas é não se acomodar, informar-se, teoricamente,e partir para a prática, aprendendo fazendo ou "quem sabe faz ao vivo"- diz o Faustão; embora não me agrade sua postura com formação em comunicação e só "ele" fala, interrompendo a todos o tempo todo. Comunicação tem, também a ver,com "abrir" espaço para que todos tenham voz...Bem, meu propósito ainda "está em construção"... Aceito sugestões, críticas,mas acima de tudo que se mantenha uma postura adulta e não usemos o espaço para "lavar roupa suja", respeitando-se mutuamente e sem as "tradicionais" indelicadezas de outros espaços que participo( o YOU TUBE, por exemplo), onde "escancaram" num vocabulário de baixo nível, desrespeitando a opinião do próximo. Este é um espaço democrático, mas sem estress,trocaremos experiências, respeitosamente,demonstrando que "gentileza gera gentileza"... e disto é feita a Vida!
Por motivo de uma nova pesquisa sobre HOMÔNIMOS,tive que trocar o nome do ESPAÇO novamente e,consequentemente,o ID. Perdoe-me pelo transtorno!