
O rosto da mulher madura entrou na moldura de meus olhos.
De repente, a surpreendo num banco olhando de soslaio, aguardando sua vez no balcão. Outras vezes ela passa por mim na rua entre os camelôs. Vezes outras a entrevejo no espelho de uma joalheria. A mulher madura, com seu rosto denso esculpido como o de uma atriz grega, tem qualquer coisa de Melina Mercouri ou de Anouke Aimé.(1Melina Mercouri (grego: Μελίνα Μερκούρη) (Atenas (Grécia), 18 de outubro de 1920 - Nova York (Estados Unidos), 6 de março de1994) foi uma actriz, cantora e activista política grega. Foi membro do Parlamento Helénico e, em 1981, converteu-se na primeira mulher na Grécia em ocupar o posto de Ministério de Cultura (Grécia)|Ministra de Cultura]].
2)Anouke Aimé.Filha de atores, sua primeira atuação no cinema foi aos 14 anos, em La Maison sous la Mer (1947), filme dirigido por Henri Calef. A partir de então resolveu adotar o nome de seu personagem - Anouk. Depois de estudos secundários na Inglaterra, estudou também teatro e dança com Andrée Bauer-Thérond. Posteriormente atua no seu primeiro longa-meragem, "La Fleur de l'âge", filme de Marcel Carné que entretanto jamais será lançado. Nessa ocasião, Jacques Prévert, que era o roteirista do filme, sugere-lhe que adote o pseudônimo de Aimée.
Casou-se três vezes: com o cineasta Nikos Papatakis, com o qual tem uma filha, Manuella; com o compositor Pierre Barouh e com o atorAlbert Finney. Posteriormente viveu com o cineasta Élie Chouraqui.
Nos anos 1950 foi amiga de Jean Genet, Jean Cocteau e Raymond Queneau)Há uma serenidade nos seus gestos, longe dos desperdícios da adolescência, quando se esbanjam pernas, braços e bocas ruidosamente. A adolescente não sabe ainda os limites de seu corpo e vai florescendo estabanada. É como um nadador principiante, faz muito barulho, joga muita água para os lados. Enfim, desborda.
A mulher madura nada no tempo e flui com a serenidade de um peixe. O silêncio em torno de seus gestos tem algo do repouso da garça sobre o lago. Seu olhar sobre os objetos não é de gula ou de concupiscência. Seus olhos não violam as coisas, mas as envolvem ternamente. Sabem a distância entre seu corpo e o mundo.
A mulher madura é assim: tem algo de orquídea que brota exclusiva de um tronco, inteira. Não é um canteiro de margaridas jovens tagarelando nas manhãs.
A adolescente, com o brilho de seus cabelos, com essa irradiação que vem dos dentes e dos olhos, nos extasia. Mas a mulher madura tem um som de adágio em suas formas. E até no gozo ela soa com a profundidade de um violoncelo e a sutileza de um oboé sobre a campina do leito.
A boca da mulher madura tem uma indizível sabedoria. Ela chorou na madrugada e abriu-se em opaco espanto. Ela conheceu a traição e ela mesma saiu sozinha para se deixar invadir pela dimensão de outros corpos. Por isto as suas mãos são líricas no drama e repõem no seu corpo um aprendizado da macia paina de setembro e abril.
O corpo da mulher madura é um corpo que já tem história. Inscrições se fizeram em sua superfície. Seu corpo não é como na adolescência uma pura e agreste possibilidade. Ela conhece seus mecanismos, apalpa suas mensagens, decodifica as ameaças numa intimidade respeitosa.
Sei que falo de uma certa mulher madura localizada numa classe social, e os mais politizados têm que ter condescendência e me entender. A maturidade também vem à mulher pobre, mas vem com tal violência que o verde se perverte e sobre os casebres e corpos tudo se reveste de uma marrom tristeza.
Na verdade, talvez a mulher madura não se saiba assim inteira ante seu olho interior. Talvez a sua aura se inscreva melhor no olho exterior, que a maturidade é também algo que o outro nos confere, complementarmente. Maturidade é essa coisa dupla: um jogo de espelhos revelador.
Cada idade tem seu esplendor. É um equívoco pensá-lo apenas como um relâmpago de juventude, um brilho de raquetes e pernas sobre as praias do tempo. Cada idade tem seu brilho e é preciso que cada um descubra o fulgor do próprio corpo.
A mulher madura está pronta para algo definitivo.
Merece, por exemplo, sentar-se naquela praça de Siena à tarde acompanhando com o complacente olhar o vôo das andorinhas e as crianças a brincar. A mulher madura tem esse ar de que, enfim, está pronta para ir à Grécia. Descolou-se da superfície das coisas. Merece profundidades. Por isto, pode-se dizer que a mulher madura não ostenta jóias. As jóias brotaram de seu tronco, incorporaram-se naturalmente ao seu rosto, como se fossem prendas do tempo.
A mulher madura é um ser luminoso é repousante às quatro horas da tarde, quando as sereias se banham e saem discretamente perfumadas com seus filhos pelos parques do dia. Pena que seu marido não note, perdido que está nos escritórios e mesquinhas ações nos múltiplos mercados dos gestos. Ele não sabe, mas deveria voltar para casa tão maduro quanto Yves Montand e Paul Newman, quando nos seus filmes.
Sobretudo, o primeiro namorado ou o primeiro marido não sabem o que perderam em não esperá-la madurar. Ali está uma mulher madura, mais que nunca pronta para quem a souber amar.
( AFONSO ROMANO DE SATANNA_
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Cidadania foi o primeiro nome que me veio à mente num momento de rápida decisão. Porém, não foge às raízes da Educação que liberta, que procuro focar. Á princípio, o espaço "aconteceu" por curiosidade em DOMINAR a máquina/NET; pois nos cursos "alfabetizadores/iniciais",na verdade, você é apresentado ao PC/NOTEBOOK... O mais importante, colegas é não se acomodar, informar-se, teoricamente,e partir para a prática, aprendendo fazendo ou "quem sabe faz ao vivo"- diz o Faustão; embora não me agrade sua postura com formação em comunicação e só "ele" fala, interrompendo a todos o tempo todo. Comunicação tem, também a ver,com "abrir" espaço para que todos tenham voz...Bem, meu propósito ainda "está em construção"... Aceito sugestões, críticas,mas acima de tudo que se mantenha uma postura adulta e não usemos o espaço para "lavar roupa suja", respeitando-se mutuamente e sem as "tradicionais" indelicadezas de outros espaços que participo( o YOU TUBE, por exemplo), onde "escancaram" num vocabulário de baixo nível, desrespeitando a opinião do próximo. Este é um espaço democrático, mas sem estress,trocaremos experiências, respeitosamente,demonstrando que "gentileza gera gentileza"... e disto é feita a Vida!
Por motivo de uma nova pesquisa sobre HOMÔNIMOS,tive que trocar o nome do ESPAÇO novamente e,consequentemente,o ID. Perdoe-me pelo transtorno!