Melasma
por Ligia Kogos em 13/07/2010 | 14:20
Melasma, este nome estranho e feio, que lembra “fantasma”, é o nome que os dermatologistas dão às manchas escuras espalhadas, indefinidas, que teimam em assombrar as mulheres, aparecendo nas bochechas, testa e buço principalmente.
Muitas pessoas acabam constatando que os dias quentes do verão passado deixaram como “souvenir” essas incômodas manchas no rosto, o preço alto da exposição ao sol, resultado do acúmulo de melanina, o pigmento castanho que se forma estimulado pela luz ultravioleta. As brasileiras, na maioria de pele dourada, são alvos freqüentes deste verdadeiro “efeito colateral” do bronzeado. Morenas e mulatas são as mais atingidas.
As mulheres, pela presença do hormônio feminino, são mais atingidas do que os homens, já que os hormônios contribuem para deixar sua peles mais reativas à radiação solar. Os hormônios femininos podem desempenhar importante papel como agravantes de manchas no rosto, como ocorre nas grávidas, ou ao se usar pílula anticoncepcional.
Traumatismos constantes como depilação por cera também pode ser uma das causas das manchas espalhadas pela face, assim como esfoliações sem a devida proteção solar.
Atualmente há excelentes opções de tratamento, que apagam estas indesejadas manchas de verão. O dermatologista toma cuidados especiais para não ser exageradamente agressivo no tratamento do melasma, pois a pele pode reagir pigmentando ainda mais.
O esquema favorito nesta “guerra” consiste basicamente de produtos certeiros e procedimentos simples e objetivos.
PRODUTOS
Filtro solar diariamente, já no hidratante, logo pela manhã! . Fator de proteção entre 10 e 15 é suficiente na cidade. Para praia, piscinas e esportes, prefira filtros à prova d’água com FPS 45 ou 60 no rosto.
Vitamina C, - cremes e seruns contendo esse poderoso anti-radical livre conferem resistência da pele ao dano solar. A vitamina C clareia e refina, revertendo parte do desgaste. . Podem ser aplicados a qualquer hora, isoladamente ou junto com hidratantes e nutritivos.
Hidroquinona+ Ácido retinóico - - Fórmulas feitas com estes componentes a serem usadas 3 ou 4 vezes por semana, em casa, pela própria pessoa, são de primeira escolha para o tratamento de manchas. A concentração dependerá do tipo de pele, profundidade da mancha e fatores individuais. Causam descamação e deixam a pele levemente rosada. Usados exclusivamente à noite, a partir do fim do verão, são receitados numa consulta simples ao dermatologista.
Dexametasona - corticóide usado em conjunto com outros clareadores nas formulações dermatológicas, muito eficiente na eliminação dos melasmas.
Procedimentos especiais
: MICROCAUTERIZAÇÃO SALPICADA, - simples e de grandes resultados. É usado um aparelho delicado, com ponta muito fina e precisa que emite carga elétrica gerando energia térmica. Vai-se cauterizando salpicadamente toda a superfície da mancha. Formam-se crostas que caem após 8 dias. Normalmente são necessárias de 2 a 3 sessões espaçadas a cada 30 dias
Peelings
Peelings de Retinóico-. O rosto descama por 1 semana, mas a descamação pode ser disfarçada com cremes hidratantes.
Peeling de Jessner - Deixa rosto acastanhado e áspero por 1 semana, a descamação é bem visível por 8-10 dias, difícil de ser disfarçada.
Starlux - um novo equipamento que combina a tecnologia fracionada com luz pulsada para atingir as camadas mais profundas da apele, onde se deposita a melanina resistente aos tratamentos mais comuns.
Dessa forma é possível apagar com presteza as manchas e olhar-se no espelho com confiança e satisfação…
perfil
Ligia Kogos é dermatologista, formada pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e diretora da Clínica Ligia Kogos de Dermatologia.
Embora sem preconceito,optei mais friamente,por este título, abrindo espaço para deixar mais à vontade, amigas, que menos experiências tem sobre aplicativos, que não são experimentados por elas, por falta de informaçãos e/ou a ousadia que não falta a esta que vos escreve. Amigas, guerreiras, meninas... este ESPAÇO É SEU! Vamos crescer juntas,ok? RELEVANTE:Nada contra os amigos que queiram fazer parte do grupo, "sejam todos bem vindos!"
PREFÁCIO....
Seja bem vinda, Guerreira, Mulher, Mãe...o "Sal da Terra"!
Este ESPAÇO é só seu, nosso... desabafos, denúncias, dúvidas, alegrias, novidades!
O Projeto-piloto não sobra espaço para os ditos "machos"... os hormônios nos separam anos luz... Pura idiotice, não?(rs) Desculpe-me pela falta de jeito.... Este espaço É NOSSO! É de todos os que se interessam por este universo amplo e complexo: MULHERICE, mesmo! Então, retiro a menção "aos hormônios + falta de espaço", deixando o meu carinho para todos os homens cujas almas volvem seus olhares para o "nosso olhar". Obrigada! Sejam muito bem vindos!
NÃO PROVOQUE! A COR É ROSA-CHOQUE!
APROVEITE! Acorda, Mulher! O mundo nos espera e é nosso!!
PS: Seria pedir muito que ao visitar o BLOG, fizesse menção à sua presença nele? (rs) Eu ficaria imensamente feliz em saber de sua visita. Beijos de luz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Cidadania foi o primeiro nome que me veio à mente num momento de rápida decisão. Porém, não foge às raízes da Educação que liberta, que procuro focar. Á princípio, o espaço "aconteceu" por curiosidade em DOMINAR a máquina/NET; pois nos cursos "alfabetizadores/iniciais",na verdade, você é apresentado ao PC/NOTEBOOK... O mais importante, colegas é não se acomodar, informar-se, teoricamente,e partir para a prática, aprendendo fazendo ou "quem sabe faz ao vivo"- diz o Faustão; embora não me agrade sua postura com formação em comunicação e só "ele" fala, interrompendo a todos o tempo todo. Comunicação tem, também a ver,com "abrir" espaço para que todos tenham voz...Bem, meu propósito ainda "está em construção"... Aceito sugestões, críticas,mas acima de tudo que se mantenha uma postura adulta e não usemos o espaço para "lavar roupa suja", respeitando-se mutuamente e sem as "tradicionais" indelicadezas de outros espaços que participo( o YOU TUBE, por exemplo), onde "escancaram" num vocabulário de baixo nível, desrespeitando a opinião do próximo. Este é um espaço democrático, mas sem estress,trocaremos experiências, respeitosamente,demonstrando que "gentileza gera gentileza"... e disto é feita a Vida!
Por motivo de uma nova pesquisa sobre HOMÔNIMOS,tive que trocar o nome do ESPAÇO novamente e,consequentemente,o ID. Perdoe-me pelo transtorno!